quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Software

Softwares de edição de Captura
Imagem
Exemplo de software de captura de imagem é o print screen.
Áudio
O meio de captação mais usado nos dias de hoje é Microfone
Softwares de edição
Edição de Imagem
Hoje em dia há inúmeros programas de edição de imagem, mas os mais usados actualmente é o THE GIMP e o PHOTOSHOP.
O GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens.
O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows.
Embora seja grátis, ele não fica nada atrás dos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer magia com quaisquer imagens.
Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.

Photoshop: Conhecido principalmente graças à criação de imagens publicitarias e de moda, o Photoshop é útil para diversas áreas, como a fotografia. Claro que é possível consertar muita coisa através do aplicativo, porém em termos de imagem fotográfica, o ideal é ter o máximo de qualidade já na captura e utilizar o programa apenas para acertar detalhes.
Edição de som:
O programa mais usado hoje em dia, por ser de código aberto é o AUDACITY
AUDACITY: É um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons. Tem a funcionalidade de editar as músicas usando cortes, serve para copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), dando também para aplicar efeitos na gravação.
Edição de vídeo
Em semelhança o programa mais usado na edição de vídeo, também por ser gratuito é o MOVIE MAKER.
O Movie Maker é um programa padrão do Windows, é utilizado para a edição e criação de vídeos. Este programa suporta a inclusão de vídeos, imagens, arquivos de áudio e também legendas.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Magnéticos

Dispositivos de Armazenamento Magnéticos

           Para a gravação magnética, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada.

Disco Rígido

          Os discos rígidos (HD - Hard Disk), assim designados por serem constituídos por material metálico, utilizam a electromagnetização das partículas para a gravação e a leitura dos dados. Estes dispositivos permitem armazenar grandes quantidades de informação, que depois é acedida aleatoriamente.
          Os discos rígidos podem ser designados por internos ou externos, conforme estão instalados dentro ou fora do computador. A vantagem dos discos externos é permitir transportá-los de forma mais fácil para outros computadores.



Bandas Magnética
           As bandas magnéticas utilizam a electromagnetização das partículas de uma fita magnética para a gravação e a leitura dos dados, realizadas de forma sequencial. As bandas magnéticas continuam a ser o suporte mais económico de armazenamento de grandes quantidades de dados e, por isso, as mais indicadas para fazer cópias de segurança (backups) da informação existente num computador.



            Este tipo de diapositivos de armazenamento é o mais recente e aquele que mostra mais perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenar informações.
            Esta tecnologia, também é conhecida com SSD (SOLID STATE DRIVE), por não possuírem partes amovíveis, apenas circuitos electrónicos que não precisam de se movimentar para ler ou gravar informações.
Cartões de Memória
            Os cartões de memória servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. Estes são usados em diferentes tipos de dispositivos de hardware como, por exemplo, câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de MP3.
De entre os vários tipos de cartões de memória, destacam-se os CompactFlash, SmartMedia, SD (Secure Digital) Memory e MMC (MultiMedia Card).
Pendrives
            As pendrives, são diapositivos de armazenamento, constituído por uma memoria flash, permitindo a ligação com o computador a partir de uma entrada USB. As capacidades actuais variam entre 64 MB e 32 GB.
            Nas pendrives, à semelhança dos cartões de memória, a informação pode ser apagada e gravada vezes sem conta.