terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tecnologias multimédia

Representação digital

     Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais. O processamento de sinais analógicos é feito pela Amostragem, Quantização e Codificação.


- Amostragem
Na sequência da quantificação, a codificação consiste em associar um grupo de dígitos binários, designado por palavra de código ou simplesmente código, a cada um dos valores quantificados. Este processo gera uma sequência de códigos binários, designada por sinal digital, e que corresponde ao sinal analógico original.
           Uma forma de codificar um sinal é converter de decimal para binário o valor de cada nível de quantificação. Uma Forma alternativa de codificação consiste em associar um código binário a cada um dos níveis de quantificação e, portanto, a cada valor do sinal quantificado, tal como se ilustra na figura seguinte.
A amostragem consiste na retenção de um conjunto de valores discretos a partir da gama contínua de valores assumidos pelo sinal analógico. A figura mostra um exemplo de como se pode proceder à amostragem do sinal analógico.




- Quantização

A quantificação é o segundo passo da digitalização e consiste num processo de conversão de um sinal amostrado num outro sinal que apenas pode assumir um número limitado de valores – o sinal quantificado. A quantificação também se designa por discretização da amplitude.
A figura seguinte mostra um exemplo de como se pode proceder à quantificação do sinal amostrado da figura anterior. Nesta figura representam-se por círculos cinzentos os valores que foram amostrados do sinal analógico original e por círculos negros os valores que resultam da quantificação. O objectivo da quantificação é, essencialmente, o de restringir o número de valores que o sinal digital poderá tomar, de modo a reduzir o espaço de armazenamento em Bytes que o sinal digital ocupará.




- Codificação 
Tal como se ilustra na figura, a periodicidade com que se amostra o sinal analógico, ou taxa da amostragem, deve ser constante. Por outras palavras, os valores analógicos devem ser capturados a intervalos de tempo e/ou de espaço regulares. Outra forma de exprimir a taxa de amostragem é indicando a frequência com que se amostra o sinal, isto é, o número de vezes por segundo que se retém uma amostra do sinal. Esta frequência costuma designar-se por frequência de amostragem -fa.


Sem comentários:

Enviar um comentário